quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

LUIZ ANTÔNIO SAMPAIO LANÇA ENCICLOPÉDIA DAS TIRAS DE JORNAIS DE DRAMA E AVENTURA EM QUADRINHOS CLÁSSICOS

Luiz Antônio Sampaio, o grande historiador dos comics no Brasil, já nos encantou e instruiu com sua obra inigualável sobre o Tarzan (a mais completa abordando o personagem na literatura, nos Quadrinhos e no cinema); com a série de artigos ‘As Obras-primas dos Quadrinhos’ que publicou durante uma década nas revistas Mestres do Terror e Calafrio; e nas mais de centenas de edições do fanzine A Gazeta dos Quadrinhos, apresenta sua mais recente obra: O Drama E A Aventura Nos Quadrinhos De Jornal – Uma Enciclopédia Das Tiras Diárias e Páginas Dominicais Dramáticas, quase 500 páginas divididas em dois volumes no formato 29,5 cm x 21 cm, capas coloridas, onde vemos de A a Z os personagens que fizeram a história das tiras em Quadrinhos nos jornais, dos gêneros drama e aventura. No editorial, é o próprio autor que explica a delimitação de seu trabalho:
Por que a restrição da abordagem apenas para tiras diárias e páginas dominicais?? (...) a exclusão de tiras cômicas (...) assim como material de comic book, novelas gráficas e magazines, deu-se por alguns fatores (...) Discorrer sobre toda e qualquer história em quadrinhos certamente levaria a um erro muito comum aos trabalhos do gênero: um exame restrito apenas às principais obras e a completa omissão de títulos menos conhecidos.


                E conforme vamos lendo a enciclopédia, é fácil concordar com o autor: estão lá, ao lado de Fantasma, Mandrake, Tarzan, obras absolutamente desconhecidas pela maioria dos leitores, que Luiz Antônio aborda com seu conhecido talento explicativo, sempre direto e conciso (sem jamais ser incompleto), atributos essenciais para uma obra desse estilo, dessa envergadura. E, como consequência disso, nos dá uma vontade tremenda de conhecer todas essas obras menos célebres. Fartamente ilustrado, estamos diante de mais um item indispensável para estudiosos, colecionadores e apreciadores dos comics. Querem saber qual o email do Sampaio, é? Pois não há nenhum! Quem quiser adquirir a enciclopédia, escreva uma cartinha, tire a bunda da cadeira e vá aos correios! Caixa Postal 3061 – Campinas/SP – CEP: 13033-970 (JS)

Um comentário:

4fantasticos disse...

Amigo, bom dia. Estamos em 2018 agora. Deixa eu te fazer uma pergunta : É possível comprar esse material ainda ? Ele está disponível ? Teria o contato desse autor ? um forte agraço. 4fantasticos@gmail.com