quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PRODUÇÃO INDEPENDENTE DE HQ BAIANA A TODO VAPOR!!!

Existe no Estado da Bahia, histórica e tradicionalmente, uma efervescente cena de artistas de Histórias-em-Quadrinhos, roteiristas e ilustradores, e essa tradição vem se mantendo com a nova geração de baianos bons de HQs. Exemplos disso de que falei são estas duas novas publicações vindas da Boa Terra, Kuei E A Senhora De Sarvar e Área 71, produzidas com auxílio de entidades governamentais e da iniciativa privada, também.
Antes mesmo de começar a ler Kuei, escrito por Marcelo Lima e ilustrada por Joe Santos (40 páginas em tons de cinza, formato 21 cm x 15 cm, capa cartonada e plastificada), eu tive a impressão, após ler o prefácio, de que eu não iria gostar. Confesso este sentimento, que me brotou após ficar conhecendo as influências que levaram o autor Marcelo Lima a escrever essa HQ. Ele cita, além de literatura, alguns nomes de videogames e rpgs – e eu, como não entendo absolutamente nada destes dois últimos, pensei que dificilmente a história iria me agradar. Mas, como eu já conhecia um trabalho do roteirista (Lucas da Feira, comentado numa das postagens abaixo), fui em frente e não me arrependi! Surpreendi-me, e muitíssimo positivamente! Kuei é um vampiro de outra existência, outra dimensão, que viaja no futuro desolador a procura de pistas daqueles de sua espécie. A narrativa e o texto do jovem roteirista correm fácil, fluentes, sem muita enrolação e nenhuma frescura. E que ainda soube aproveitar muito bem o talento do desenhista Joe Santos, especialmente na formidável seqüencia de ação “muda”, em sete páginas. A edição ainda apresenta textos complementares sobre os personagens e o universo em que vivem – eis aí a boa notícia do prefácio, os autores pretendem dar continuidade à série.

A princípio, uma espiada na capa de Área 71 e temos a impressão de se tratar de uma revista de ficção-científica, mas esta edição de caprichado acabamento gráfico (44 páginas p&b e/ou coloridas, papel couchê, formato 26 cm x 17 cm), os verdadeiros “alienígenas” que apresenta são artistas baianos, 19 deles reunidos apresentando 13 HQs mostrando tamanha variedade de estilos que, para vocês terem uma idéia do ecletismo, em suas páginas se intercalam histórias sangrentas com a Turma do Xaxado. Mas predominam mesmo os estilos do Quadrinho europeu e do underground comics. As duas histórias de que mais gostei: “Instintos Cruzados” (por Haeckel Almeida e Val Olliver, t.c.c. Valmar Oliveira) e “Chamado Do Dever” (por Ulisses Almeida). Peçam estas edições através de hqindependentebahia@yahoogrupos.com.br