segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CONVERSA COM O EDITOR

ELEIÇÕES 2010

A grande novidade desta eleição, algo que não ocorreu nas várias eleições mais recentes no Brasil, é a volta do debate de questões ideológicas e morais nos palanques políticos. Temas essenciais para nossas vidas, muito mais importantes do que a discussão de querelas administrativas. Todos se lembram das eleições presidenciais de 2006, Geraldo Alckmin com tempo de sobra na televisão, no horário eleitoral pseudo-gratuito e também mais quatro debates no segundo turno contra o presidente Lula. E não levantou uma única, escassa questão ideológica ou moral. E a campanha de José Serra este ano, mudou um pouco este quadro, ainda que de forma tímida e recatada – e não por atos do psdb: quem realmente expôs de forma clara a terrível ameaça que paira sobre nosso país, das horrendas trevas políticas em que estamos mergulhados, e donde podemos vir a nos degradar ainda mais, caso o pt consiga se manter no governo executivo nacional, quem escancarou essas mazelas não foi o psdb, mas sim alguns notáveis representantes cristãos, evangélicos e católicos. Quem teve a chance de ver vídeo que circula somente pela internet, com pronunciamento do líder evangélico sr. Pastor Pascoal Piragine, reparou no tom de voz solene, melífluo (talvez o modo mais adequado de se passar notícias terríveis, para que não nos tomemos pelo pânico), exemplo vivo da mansuetude com a qual Jesus nos deseja ter investidos. A partir do tema da iniqüidade, o Pastor Piragine pede a seus fiéis para que votem contra o pt e seus aliados. Uma argumentação firme, difícil de se derrubar. Além do discurso lógico, racional, cristalino, Pastor Piragine apresenta um curta-documentário que mostra algumas imagens realmente aterradoras, realistas. Algum mal informado defensor do aborto que assiste aquilo certamente vai repensar, ao menos por um instante, se esta é ou não uma prática aceitável entre nós. Alertando a seus fiéis (e, com a expansão da internet, a todos os que assistiram) da necessidade de se evitar a permanência do pt no poder, Pastor Piragine relembra o perigo da iniqüidade, e avisa, suave e peremptoriamente: se a iniqüidade se tornar prevista e executada em lei (coisa que se dará com a aprovação e a eficácia de lei das aberrações do pndh 3, defendido ferozmente pelos petistas), chegará então o momento que o Senhor Nosso Deus julgará nossa nação...

Outro depoimento postado no youtube, e que se tornou incentivo indispensável para a reação cristã nestas eleições, atingindo milhões de telespectadores, número muito superior às pessoas que o assistiram ao vivo, no local ou pela televisão – trata-se de homilia proferida pelo sr. Padre José Augusto. Ao contrário do Pastor Piragine, Padre José Augusto faz um verdadeiro desabafo, de impetuosa eloqüência. O fervor com que pregou contra as forças do mal – dando nome aos bois, partido dos trabalhadores – deixou aqueles que o assistiam, primeiramente estupefatos, antes de aplaudi-lo calorosamente no final. A propósito, o estilo da oratória não é a única diferença entre Pastor Piragine e Padre José Augusto. Como os leitores já perceberam, um é batista, outro é católico. Mas as semelhanças superam as diferenças: tanto um quanto outro declaram sua perplexidade com o atual momento político no Brasil. Pastor Piragine diz: “em 30 anos de ministério, nunca pensei que eu fosse falar isso!”. E o Padre José Augusto: “em 44 anos de vida, nunca vi coisa igual!”. Outra semelhança: um mostrou respeito pela crença do outro: Pastor Piragine anunciou que voltara de uma reunião com os bispos da CNBB (com os bispos adversários da teologia da libertação, é claro) e agradeceu a Deus a chance de poder atuar ao lado deles nesta contenda. Padre José Augusto exultou, eufórico, a garra do povo protestante, mais ativo do que os católicos na luta contra o monstro petista. E a grande semelhança: tanto Pastor Piragine quanto Padre José Augusto são cristãos, portadores da mensagem do Evangelho. E agora se mostram até mesmo fisicamente defensores das lições do Cristo. A pérfida ameaça comunista mais uma vez provocou a união dos credos cristãos. E não vou me esquecer de falar sobre os espíritas, que também estão do nosso lado. Alguns oradores e artistas kardecistas deixaram sua posição anti-pt expostas publicamente. E podemos acreditar sem receio em que as casas espíritas sérias, de integrantes estudiosos, prestativos e caridosos que existem em todas as cidades, estão todas unidas contra o pt. Um dos livros mais lidos entre os espíritas – entre os cristãos, de modo geral – chama-se Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho – é este o destino final do Brasil previsto por Deus, e assim será (se os Seus filhos não o abandonarem, é claro).

Penso que nós que defendemos o Brasil do neoestalinismo, temos dois exercícios mentais a fazer: primeiramente, entre os cristãos, cada um ser o mais tolerante possível com o credo alheio. Agora não importa se pode ou não rezar diante de imagens de santos, se Jesus é Deus encarnado ou um espírito reencarnado, etc. São questiúnculas banais neste momento. Vale agora a unidade cada vez maior, para combater o dragão da maldade, do aborto e da prostituição legalizados, do exibicionismo homossexual, da lei da mordaça, da lei do mais forte. Agora, mais do que nunca, somos todos cristãos. E o segundo exercício mental inclui também os bons ateus, aqueles que apesar de céticos se posicionam contra a opressão comunista: é hora de tentar esquecer as fragilidades e defeitos do candidato José Serra, e cravar o voto nele. Eu, particularmente, na hora da urna eletrônica vou olhar para o retrato do candidato a vice-presidente Índio da Costa (moço de muita coragem, um promissor talento político na vida brasileira), digitar 45 e depois a tecla verde.

Tenho a firme convicção de que o pt sairá derrotado desta eleição. Agora há pouco, estava no quintal de casa, é noite de lua cheia e céu estrelado. A brisa fresca me dava a certeza de que Deus jamais deixou de abençoar seu povo. Deus não abandona nem mesmo aqueles que não sejam fiéis a Ele, pois a lua, as estrelas e a brisa fresca beneficiam não só aqueles que Nele crêem, mas a todos, bons e maus, justos e pecadores... e Nosso Senhor Jesus não vai nos abandonar nessa hora difícil! Louvado Seja! Louvado Seja! Bendita época em que desisti do hedonismo materialista e me reconverti cheio de fé e esperança na Vida Eterna, no Cristianismo – e assim, poder participar deste combate! Do bom combate, como explicou o Apóstolo dos gentios. Repito: tenho fé, e a firme convicção de que o pt sairá derrotado das eleições. Repararam que eu não cheguei a dizer “tenho certeza disso”? De forma alguma ponho minha renovada fé em Deus na dependência do resultado de um pleito eleitoral, mas tenho consciência de que o que rege o homem – cada homem, o mundo dos homens, as sociedades humanas, o mundo terrestre, o mundo político e social, quem lhe define as sinas, os destinos, é o livre-arbítrio. Pode ser que os filhos abandonem o Pai. Desta forma teremos aquilo que merecermos. Se não O abandonarmos, seremos vitoriosos. Distraídos, já fomos derrotados no primeiro turno! Conseguimos provocar o segundo turno, isso foi positivo, mas não nos esqueçamos de que o pt e seus aliados ampliaram assustadoramente sua bancada no Congresso Nacional e em todas as assembléias estaduais! Além de terem feito eleger governadores em importantes estados da Federação. Como no Brasil a tradição política é um presidencialismo bastante personalista, eleito um adversário do pt, assim como todo Presidente iniciante, terá apoio do Congresso (se o pt vai ou não entregar o governo constitucionalmente, sem provocar conflitos, crimes e badernas, é uma discussão que fica para depois). E caso o pt confirme a vitória, as retaliações virão, não só contra as pessoas que formam as sinceras igrejas do Cristo, bem como contra aquelas que trabalham em veículos de comunicação que se posicionaram contra o pt (a Rede Globo, depois de um incômodo silêncio cúmplice nos últimos oito anos, finalmente põe sua força contra o monstro do comunismo). As ameaças já foram lançadas em pequenas notas de jornais, seja intimidando a Rede Globo com a perda dos direitos de transmissão dos jogos de futebol, seja intimidando os católicos, ameaçando cassar as concessões da Rede Vida e da Rede Canção Nova.

De uma forma ou de outra, temos que permanecer vigilantes. E, caso o sr. José Serra consiga mesmo vencer as eleições, rogo para que tenha humildade suficiente para perceber que não será a marquetagem política do psdb a ter vencido os escroques vermelhos, mas sim os cristãos que se levantaram em protesto pacífico, de acordo com a índole evangélica. O sr. José Serra e o psdb devem ter consciência dos clamores da maioria do povo brasileiro, que é honesto e trabalhador, humilde, pacífico, ordeiro, contra o aborto, que respeita os homossexuais mas não concorda com o exibicionismo e a promiscuidade das lamentáveis passeatas gays (a propósito, muitos homossexuais discretos e que levam vida correta, também são contrários a essas passeatas), enfim, gente que se esforça por conduzir a si mesmo e a seus familiares pelos caminhos retos do Bem. E meu pitaco pessoal: elegendo-se o sr. José Serra, terá o Brasil um administrador mais competente, como já demonstrou em suas atuações no Congresso Nacional, como Ministro de Estado, na prefeitura paulistana e no governo paulista (aulistaespecialmente nas áreas de transnas porte, habitação e segurança pública). E com a posse do sr. José Serra, o Brasil terá a chance sublime de poder contar entre seus Ministros de Estado com pessoas íntegras e de reputação ilibada como os srs. Guilherme Afif Domingos e Antônio Ferreira Pinto.

Não concordo com tudo que escreveu o sr. Paulo Antônio de Colo em sua brilhante obra III Milênio – O Apocalipse e a Revelação do Anjo – jamais corroboraria com a visão que o autor tem a respeito do romanismo, eu que adoro a nossa Igreja Católica, de paixão. Mas confesso que esse livro muito me entusiasmou, e criou novas diretrizes em minha vida a partir do momento em que tomei contato com os conceitos do “Cristianismo do Cristo”, em oposição ao “cristianismo dos homens”. No primeiro grupo, entram todos aqueles que procuram seguir fielmente os ensinamentos do Evangelho (amar ao próximo, rezar pelos inimigos, fazer aos outros o que gostaria que lhe fizessem, praticar caridade, renunciar a si mesmo em favor dos irmãos), sejam católicos, protestantes, espíritas, etc. A segunda categoria, a do “cristianismo dos homens”, é o quadro atual, quando temos diversas igrejas dividindo a cristandade, algumas distorcendo os ensinamentos do Cristo e, dado seus interesses escusos e totalmente afastados das coisas de Deus, levando os homens para longe Dele. Diante disso, ao menos uma coisa boa o pt provocou: nunca os cristãos estiveram tão unidos, nunca o Brasil foi tão ecumênico, nunca estivemos tão próximos do Cristianismo do Cristo! Que nos unamos então, contra o pt, e continuemos cada vez mais orantes e vigilantes, quer eles vençam as eleições, ou não.