sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CELTON NARRA HISTÓRIA DA PAMPULHA

A 29ª. edição de Celton (editada e produzida pelo mineiro Lacarmélio Alfêo de Araújo) deixa um pouco de lado as HQs e mais uma vez se dedica à pesquisa histórica: Pampulha – A História da Origem (15cm x 21 cm, capa couchê colorida, 32 páginas p&b, R$ 3,00), desta vez dando destaque ao famoso logradouro da capital mineira. Esta é a terceira vez que Lacarmélio, nosso grande e mais ativo dos artistas dos Quadrinhos, envolve-se nos caminhos historiográficos: a coleção do Celton já apresentou a história do Caminho Real das Minas Gerais, e também a história da fundação e desenvolvimento da cidade de Belo Horizonte – não por acaso, estes dois temas abordados anteriormente são indispensáveis para se compreender melhor a origem da Pampulha. E o cuidado na apuração e narrativa dos fatos apenas confirma a opinião dos que leram as três pesquisas: a de que ‘Laca’, além de um baita quadrinhista, é um notável historiador autodidata! Que brinda o leitor com texto simples e bem explicativo, passando longe do pedantismo acadêmico. Lacarmélio continua vendendo seus gibis nos semáforos de Belo Horizonte (e, por vezes, nos de São Paulo também), e mesmo assim, acreditem, seus gibis vendem mais do que as porcariadas da Marvel/DC, e sem dúvida mais do que as edições especiais, caríssimas, do Tex. Eu não me surpreendo pois também sou editor de gibis com personagens brasileiros e, ainda que estejamos longe de atingir o resultado de vendas sequer parecido com o dos gibis do Celton, já pude facilmente perceber que os personagens brasileiros dos Quadrinhos têm muito mais e maior identificação com nossos leitores pátrios – basta que estes conheçam mais e melhor sobre aqueles. Bem, se os gibis habituais com HQs do Celton já atingem vendas impressionantes (a tiragem, sempre esgotada, já atinge os 20 mil exemplares), suas edições paradidáticas são ainda mais lidas, pois sempre adotadas por ongs ou secretarias governamentais, para serem usadas em salas de aula. (JS)

NOVO SISTEMA LANÇA ENCONTRO ENTRE HOMEM-CAMALEÃO E CICLONE

Cooperativa de Quadrinhos Novo Sistema lança edição especial mostrando encontro entre dois super-heróis brasileiros: O Homem-Camaleão (de Riccelle Sullivan S.u.á.d.) e o “veterano” Ciclone (criado ainda na década de 80 do século passado pelo experiente artista dos Quadrinhos, Jorge Luís Bento de Araújo, mais conhecido como Jolba). O gibi tem 15 cm x 21 cm e está caprichadinho, capa couchê colorida (ilustrada por Jolba) com 32 páginas p&b apresentando a história ‘Heróis & Vilões’, onde Homem-Camaleão e Ciclone unem forças para combater o maligno Peçonho e sua quadrilha – e para enfrentar o gigantesco vilão, a dupla de heróis vai precisar da ajuda do pouquíssimo confiável Smoke (personagem criado por Lunio Souza Freitas). O mesmo S.u.á.d. autor do Homem-Camaleão é co-roteirista e ilustrador da HQ, mostrando a crescente evolução artística que já vem apresentando nos fanzines do herói. E a narrativa segue aquelas apresentadas nos bons tempos de gibis super-heróicos, com muita ação & aventura e pouco espaço para crises existenciais debilóides! De quebra, a publicação ainda apresenta comentários sobre a produção e seus autores. Mais informações no blog www.homemcamaleao.blogspot.com, ou visitem a comunidade do Novo Sistema no Orkut. (JS)

PAULO MIGUEL ANJOS LANÇA O 4o. NÚMERO DO FANZINE DO BENJAMIN PEPPE

Paulo Miguel dos Anjos lançando o quarto número do Fanzine do Benjamin Peppe, capa colorida com 24 páginas p&b, tamanho 15 cm x 21 cm por R$ 3,00. A capa é feita pelo próprio autor, mas no fanzine encontraremos majoritariamente o Benjamin sendo ilustrado por vários artistas como Laerçon, Aline Leal, Chagas Lima, Paulo Joubert, Rafael Pereira, Márcio Rogério Silva, e até mesmo Julio Shimamoto! E o destaque desta edição fica no encontro entre Benjamin Peppe e Letícia, personagem criada pelo gaúcho Rafael Grasel. Atenção gente, este é o fanzine do Benjamin Peppe, lançado a partir do talento e do esforço de Anjos e seus parceiros! Portanto, não é comigo que vocês podem adquirí-lo, mas diretamente com o autor e editor Paulo Miguel dos Anjos. De uma forma ou de outra, não deixem de ler! anjospaulo@zipmail.com.br - benjaminpeppe@gamil.comwww.benjaminpeppe.webnode.pt