quarta-feira, 29 de outubro de 2014

QI CHEGA NA 129.o EDIÇÃO COM ÓTIMAS ATRAÇÕES

                A 129ª. edição do fanzine QI, editado pelo mineiro de Brasópolis Edgard Guimarães, traz logo na capa uma justíssima homenagem ao grande artista brasileiros dos Quadrinhos Antônio Cedraz, o célebre autor da Turma do Xaxado, que nos deixou recentemente. Completa-se a homenagem com uma crônica muito bonita de Chico Castro Jr. sobre Cedraz, e no editorial, Ed Guimarães sintetiza o significado da trajetória do grande artista baiano:

Cedraz (...) merecia muito mais. Não só pela obra, mas pela figura humana excepcional. Apesar de toda incompetência da indústria brasileira de quadrinhos, Cedraz soube mostrar seu trabalho, nunca desanimando e efetivamente produzindo uma obra invejável.

                As grandes ausências nas 28 páginas desta mais recente edição do QI são as colunas ‘Mistérios do Colecionismo’ e ‘Heróis Brasileiros’, mas ainda assim o fanzine apresenta alguns excelentes artigos, começando com a reprodução de um deles publicado originalmente no ano de 1976 nas revistas da editora inglesa Warren, assinado por Joe Brancatelli comentando a respeito da indústria norte-americana dos comic books – e muito oportuna a presença deste artigo (traduzido por Luiz Antônio Sampaio) por sua incrível atualidade, exceto por uma ressalva ou outra, se fosse publicado há cinco minutos atrás, ninguém diria que foi publicada há quase 40 anos.
                O editor Guimarães assina artigo sobre o ilustrador belga Huppen Hermann e sua obra publicada em Portugal e no Brasil – se na terra de nossos irmãos lusos foi publicada com várias lacunas, aqui no Brasil algumas obras de Hermann foram publicadas dentro da imensa lacuna – os mais velhos devem se lembrar do par de álbuns do faroeste Comanche, lançado entre nós pela Editora Vecchi. Fora isso, um ou outro álbum lançado esporadicamente.
                Mais um trecho da entrevista de Edgard Guimarães a Wender Zanon a respeito do universo dos fanzines, perguntas pertinentes para respostas idem.
                Worney Almeida tem espaço para comentar a respeito de sua mais recente empreitada editorial, o álbum reunindo as raríssimas HQs dos X-Men escritas por Gedeone Malagola e ilustradas por Walter Silva Gomes para a Gráfica Editora Penteado (GEP) nos anos 60 – eu já comentei a respeito neste mesmo blog, aqui: http://www.jupiter2hq.blogspot.com.br/2014/10/os-x-men-por-gedeone-malagola.html); além de sua coluna habitual ‘Mantendo Contato’, onde comenta a respeito dos fanzines de página única e uma discreta reação dos fanzineiros e suas publicações de papel.
                Ao olhar para a página onde se encontra a sessão ‘Desvendando Alma Em Matéria Pouca’, que geralmente me agrada, torci o nariz ao ver foto de uma edição daquele Miracleman dos anos 80 – li essa tralha na época em que foi lançada no Brasil, as duas primeiras edições, e achei chatíssimo, um troço pedante e pretensioso de alguém que parecia ter lido somente as orelhas dos livros de Nietchze. Na verdade, esse Miracleman é uma versão modernosa de um personagem inglês dos comics dos anos 50, Marvelman, que foi publicado no Brasil em algumas revistas cujas capas foram desenhadas pelo grande artista brasileiro José Lanzelotti. Mas no artigo deste número, Ed Guimarães aproveita o Miracleman para comentar a respeito de direitos autorais e nome de obras, relacionadas a seus autores, um tema muito interessante.
                No Fórum de leitores, fiquei muito feliz ao saber do 70.o aniversário de meu querido amigo Antônio Armando Amaro – parabéns, irmão! – e uma singela homenagem do editor a saudosa amiga e poetisa Cecília Fidelli. De quebra, mais uma vez tenho a honra de ver outra resenha de minha autoria a respeito do QI, publicada neste blog.

                E há Quadrinhos também: de Chagas Lima, de Dennis Oliveira (homenageando o Corcel Negro de Alcivan Gameleira, o tão querido personagem publicado pela Júpiter II) e a presença do Benjamin Peppe, por Paulo Miguel dos Anjos e Rafael Grasel. E mais Poeta Vital na quarta capa, falando a respeito de política e eleições. De brinde, o último encarte da HQ de faroeste com o personagem Buster, do ilustrador português José Pires, incluindo uma linda ilustração colorida. Contatos com o editor Edgard Guimarães em edgard@ita.br (JS)