quinta-feira, 16 de agosto de 2012

SAI A SEGUNDA EDIÇÃO DE MESTRE VITALINO, BIOGRAFIA EM QUADRINHOS POR SIVANILDO SILL

Saiu a segunda edição da novela gráfica Vitalino – O Menino Que Virou Mestre, biografia em Quadrinhos do grande artista pernambucano feita por Sivanildo Sill, autor do laureado Cordel Comix e seus personagens impagáveis. Os bonecos esculpidos do barro caruaruense e transformados em arte por Mestre Vitalino correram o mundo e foram exibidos até no Museu do Louvre em Paris, e Sill nos apresentou obra digna da importância do biografado. E esta segunda edição chega num capricho ainda melhor do que a primeira, agora com 24 cm x 17 cm com 104 páginas em couchê – acabamento gráfico digno dos dois artistas que encantam esta obra, Vitalino e Sill. Já comentei a respeito do livro aqui

http://www.jupiter2hq.blogspot.com.br/2012/01/vitalino-e-obra-prima-do-cartunismo.html
fica mais uma vez a sugestão indispensável de leitura, especialmente para aqueles que ainda desconhecem, e que terão a chance de conhecer de supetão o trabalho de dois grandes artistas brasileiros. Muito sensata a observação do pesquisador Arthur BigHead, um dos apresentadores do livro:

Ter noção da dimensão deste personagem [Mestre Vitalino] ajudará a entender a força da cultura pernambucana. A população terá acesso à biografia do Mestre Vitalino numa linguagem objetiva, facilitando a diferentes faixas etárias, a compreensão da importância desta personalidade em nossa cultura.

O ideal seria que um livro como este fosse encontrado em todas as bancas e livrarias brasileiras, mas quem não conseguir encontrar pode tentar com o próprio Sill em www.sillhqvitalino.wordpress.comwww.sillcartum.wordpress.comsillcartum@hotmail.com (JS)

NOVO SISTEMA LANÇA DOIS NOVOS FANZINES

Mais dois lançamentos saídos da pujante cooperativa de Quadrinhos Novo Sistema, capitaneada pelo intrépido Riccelle Sullivan Suád, incansável roteirista, ilustrador e editor do fanzine do Homem-Camaleão (com o lançamento do n.12), e também do quinto número do fanzine o do Átomo (ambos no formato 1/2 A4 com 16 páginas p&b - exceto pela capa colorida do fanzine do Homem-Camaleão). Faz-se necessário o conhecimento dos números anteriores, mas nada impede que aqueles leitores que conheçam esses instigantes personagens a partir de agora, não queiram se interessar por conhecer as edições passadas. Vale a pena, especialmente para apreciar e apoiar as iniciativas do Novo Sistema, e especialmente do Suád que é um persistente incurável – representando muito bem a atual geração de quadrinhistas maranhenses.

Depois de levar uma surra incrível do Crocodilo, o Homem-Camaleão (que perdeu até o uniforme original, usando um improvisado – e muito bacana!) neste número leva outra surra, de uma inimiga que ele ainda desconhecia: a misteriosa Corona. Já o Átomo ‘quebra um pau’ feio com um vilão muito mais forte e poderoso do que ele, mas o reforço já vem a caminho. Contato com o Suád em lynx_2811@hotmail.com  – já o blog do Homem-Camaleão é www.homemcamaleao.blogspot.com  (JS)