quinta-feira, 22 de novembro de 2012

VELTA ENCONTRA O CONDE DRÁCULA!

Continuando a comemoração dos 40 anos de sua mais famosa personagem, Emir Ribeiro lança outro álbum de luxo com Velta, (23 cm x 15,5 cm, capa cartonada plastifica em cores – arte de Paulo Nery, que também é autor do pôster que vem de brinde – 64 páginas p&b e tons de cinza) em mais uma aventura de realidade alternativa chamada Mordida Pelo Conde Drácula – e o título meio pornochanchada é pertinente pois a história é picante e carregada de erotismo (este álbum sim poderia concorrer a ‘melhor publicação erótica’, viu hq mix[o]?). No Brasil imperial, na cidade de Montebelo, assassinatos misteriosos vêm ocorrendo, e o jovem Felisberto já descobriu o responsável pelas mortes de belas donzelas: o misterioso Conde Drácula, imigrante estrangeiro que se estabelecera num castelo da região. Passando por professor de português, Felisberto é admitido no castelo do Drácula, com a firme intenção de acabar com ele. A coisa seria muito mais difícil se não fosse a ajuda da jovem Catarina, que recebera a visita de um ‘anjo de pele branca’ que lhe concedera poderes especiais – na verdade, um alienígena que deu a Catarina as condições para se transformar numa imensa e escultural loira que solta raios, e que vocês sabem que é. A hermafrodita Doroti também está presente nesta história de realidade alternativa, e o autor Emir Ribeiro aproveita para prestar homenagem ao ator Christopher Lee, que ele considera como o melhor protagonista do Drácula no cinema (concordo plenamente). Há também um personagem com as feições de outro célebre ator de filmes de vampiro, quase sempre interpretando o caçador Van Helsing: Peter Cushing. Não por acaso a  narrativa visual é semelhante aos filmes da produtora inglesa Hammer, incluindo aí o erotismo, sempre marcante nos filmes dessa produtora, especialmente a partir da década de 60 do século passado. Completa o álbum uma HQ produzida por Emir Ribeiro em 1986, que é uma releitura de uma personagem criada por ele na década anterior: a vampira Michelle, cuja esquizofrenia por vezes a faz esquecer que seja uma sanguessuga. Atenção, este não é um lançamento da cooperativa Júpiter II, mas sim produção independente de Emir Ribeiro, por isso peçam diretamente para ele emir_ribeirojp@yahoo.com.brwww.emirribeiro.com.br (JS)

CELTON MAIS ENGRAÇADO DO QUE NUNCA!

Quem acompanha o blog sabe da minha admiração incondicional do Celton, personagem da revista produzida pelo mineiro Lacarmélio Alfêo de Araújo, célebre por vender suas revistas nos engarrafamentos do tráfego da capital mineira – e, recentemente, por vezes na capital paulista também. E com essa prática assaz cansativa, Lacarmélio consegue vender tiragens de até 20 mil exemplares! Já imaginaram se ele tivesse 1/5 da divulgação que recebem essas nojeiras da marvel, por exemplo? Mas por enquanto não tem e, aqueles que não moram nem em Belô nem em Sampa, dificilmente têm condições de adquirir os gibis do Celton. Sorte minha ter um amigo como Paulo Joubert de Souza (alguém aí se lembra do fanzine Cine HQ?), que sempre que possível me manda algum exemplar, desta feita veio parar em minhas mãos o número 28, narrando a segunda parte de uma história engraçadíssima, onde Celton, o mecânico boa praça e bom de briga, forte pra caramba, se vê no torvelinho de inacreditáveis – e engraçadíssimas – ‘coincidências’ extra-conjugais. Reparem só o título, Ricardão E O Touro Feroz, quem já conhece o estilo do Lacarmélio já imagina o que vem por aí. Confesso que fico até meio revoltado, de ser tão difícil de adquirir um gibi do brasileiríssimo Celton, enquanto nas bancas persiste encalhando aquele monte de entulho da marvel-dc com seus personagens cada vaz mais execráveis, nojentos, asquerosos, deploráveis, etc. (JS)

BILLY THE KID & OUTRAS HISTÓRIAS CHEGA NA 17a. EDIÇÃO

Editora Independente Opção 2 lança o 17º. número de Billy The Kid & Outras Histórias (20,5 cm x 14,5 cm; capa colorida – arte de Sandro Marcelo – e 40 páginas p&b), publicação já conhecida entre os fãs de faroeste em Quadrinhos no Brasil. Abre esta edição a HQ ‘O Ardiloso Homem Branco’, do ótimo Airton Marcelino, sobre uma vingança indígena contra o homem branco; em seguida temos ‘A Sina De Blackwood Joe’, a difícil missão de um ex-escravo a procura de informações de sua família, produzida pelo paraense Elthz, arrebentando na primeira parte de uma HQ que é o ponto alto desta edição. Mas sem desmerecer os outros artistas que também assinam histórias muito competentes, tanto Sandro Marcelo quanto o editor Arthur Filho. Inclui artigo de Worney Almeida de Souza sobre o cangaço no cinema (com O Cangaceiro, de Lima Barreto) e nos Quadrinhos, em destaque As Aventuras De Mílton Ribeiro de Gedeone Malagola – só faltou avisar que recentemente a Júpiter II relançou algumas histórias de Mílton Ribeiro em Aventuras No Cangaço (confiram aqui http://www.jupiter2hq.blogspot.com.br/2012/06/aventuras-no-cangaco-n1-traz-de-volta.html) Billy The Kid & Outras Histórias vocês podem pedir para o editor Arthur Filho no email arthur.goju@bol.com.br