domingo, 1 de setembro de 2013

EDGARD GUIMARÃES LANÇA 122a. EDIÇÃO DO FANZINE QI

                Mais um número do fanzine QI, a 122ª. edição, repleto de atrações em suas 28 páginas p&b (e mais duas páginas avulsas dos ‘Cotidianos Alterados’), formato 21 cm x 16,5 cm, capa apresentando um trabalho antigo do editor Edgard Guimarães. Que começa com tudo (depois do editorial) na irresistível sessão ‘Mistérios do Colecionismo’ – mais irresistível ainda para aqueles que, como eu, são nostálgicos das publicações da Ebal, de Adolfo Aizen. Se no número anterior Guimarães nos listou a incrível coleção das edições coloridas em formatinho de Edições Extras da Ebal, o alvo desta feita são as edições especiais publicadas em outros formatos, quantas lembranças inesquecíveis nesta outra notável catalogação de publicações, a partir de 1956! Formidável, ainda guardo com carinho algumas daquelas edições ‘desenterradas’ pelo valoroso editor. Para nossa alegria também está presente nesta edição do QI a coluna ‘Heróis Brasileiros’, também assinada pelo editor, desta feita relembrando a obra-prima de Flávio Colin, Vizunga – criada originalmente para publicações em jornais, mas para mim, jovem leitor de Quadrinhos nos anos 70, indissociavelmente ligada à revista Eureka, da Editora Vecchi. Como se não bastasse, Ed Guimarães ainda nos brinda outra página falando de outro Herói Brasileiro dos Quadrinhos, Fantasma Negro, o vigilante urbano criado por Tony Fernandes que teve alguma repercussão nas décadas de 80 e 90 do século passado – não teve tanta repercussão quanto o Fantastic Man ou o Guerreiro Ninja, mas teve seus fãs que até hoje, justamente, ainda reverenciam o personagem (podem me incluir nessa lista também). Worney Almeida de Souza, em sua coluna ‘Mantendo Contato’, também vai buscar uma curiosidade do fundo do baú: uma revista-catálogo de uma loja especializada na venda de produtos eróticos, todo ilustrada pelo grande mestre dos Quadrinhos Eugênio Colonnese. O ‘Depoimento do Editor’ da vez é do professor Flávio Calazans – ok, o cara é meio (meio?) doidão, mas que tem obra de muitíssimo respeito, certo? Presentes também nesta edição do QI as habituais divulgações de edições independentes e o fórum dos leitores – olha só, tem até mesmo ilustração do Chagas Lima mostrando o IcFire com o Benjamin Peppe, este ainda dando um toque sobre o Blenq, personagem de Rod Gonzalez, também publicado pela Júpiter II. E, como já citado, de brinde duas folhas avulsas com os ‘Cotidianos Alterados’: num lado da folha HQs de Ed Guimarães, e no verso o editor comentando sobre algumas obras-primas das Histórias-em-Quadrinhos, desta feita o enfoque no clássico Little Nemo, de Winsor McCay, e naquela entre nós ainda desconhecida And Her Name Was Maudi!, de Frederick Burr Opper – e Ed não se limita a comentar a penas sobre a tira citada, mas de toda obra de Opper. Contato com o editor Edgard Guimarães em edgard@ita.br (JS).

LANÇAMENTOS DA EDITORA INDEPENDENTE ATOMIC BOOKS

Os fãs da obra do cineasta Pier Paolo Passolini não devem deixar de conhecer o primeiro volume da coleção Nomes, lançado pela Atomic Books, selo independente do editor gaúcho Marcos Freitas. Uma edição graficamente caprichadíssima, 50 páginas em tons de cinza no generoso formato 21 cm x 28,5 cm em robusto papel cartolina, totalmente dedicada à vida e obra do controverso cineasta italiano. Uma série muitíssimo bem selecionada de entrevistas, artigos, crônicas, poesias, filmografia (análise mais detalhada do terrível Saló – 120 Dias de Sodoma). Além de ser o editor, Freitas participa como roteirista de uma HQ ilustrada pelo mineiro Luciano Irrthum.
                Freitas também avisa que está relançado o fanzine Quadritos – bastante conhecido nos anos 90, retorna agora após alguns anos de silêncio, em sua 10ª. edição (21 cm x 15 cm, 40 páginas p&b, capa em couchê – arte de Mozart Couto) apresentando HQs de grandes nomes dos Quadrinhos Brasileiro: Flávio Colin, Laudo Ferreira Jr., Gazy Andrauss e Flávio Calazans, entre outros. Entrem em contato: www.fanzinequadritos.blogspot.com.brfanzinequadritos@gmail.commfreitas333@yahoo.com.br (JS).