terça-feira, 19 de junho de 2012

12a. EDIÇÃO DE QUADRANTE X COMEMORA OS 10 ANOS DO NÚCLEO QUADRINHOS S.A. DE SANTA MARIA/RS

O grupo de artistas de HQ de Santa Maria/RS, Quadrinhos S.A., está completando 10 anos de estrada e comemorando de forma muito especial, com o lançamento da 12ª. edição da revista Quadrante X (26 cm x 17 cm, capa couchê colorida e miolo com 68 páginas sulfite em tons de cinza), apresentando uma variedade de artigos, crônicas, dicas e, é claro, muita HQ. Como é tradicional nesta revista, sempre um tema específico perpassa por toda edição, e neste número o foco é no ‘Apocalipse’ e as previsões catastróficas de ‘fim do mundo’, com ênfase nas previsões maias que acabaram se popularizando por conta daquele filmeco de Hollywood. Mas certo mesmo está o editor da revista, Marcel Jacques:


Se pensarmos bem, acredito que os maias, em seu calendário, não indicam necessariamente um fim, mas o início de um novo ciclo.

Concordo plenamente, sabendo que a palavra ‘apocalipse’ quer dizer revelação, e desta forma é batizado o capítulo final do Novo Testamento, o Apocalipse de Jesus revelado a João Evangelista – e que perpassa por toda a Bíblia Sagrada: no Antigo Testamento, no Novo Testamento, nas cartas paulinas e nas cartas católicas. Mas, muito antes deste documento teológico, outros tantos já narravam eventos dito ‘apocalípticos’, ou seja, já constando em seus textos algumas passagens e metáforas semelhantes àquelas que futuramente seriam mostradas a João Evangelista e narradas por este. De fato, seja no Sutta Pittaka (as escrituras canônicas do budismo); seja no Livro dos Mortos dos antigos egípcios; seja no Mahbharata (os textos sagrados hinduístas); seja no Zend-Avesta, os livros sagrados persas de Zarastustra, seja nas tradições maias, astecas e incas; seja na Bíblia Sagrada dos cristãos ou no Alcorão Sagrado dos muçulmanos: por todos esses cânones sagrados o que se narra não é exatamente o fim do mundo, a destruição do planeta e da humanidade: antes falam sobre renovação de ciclos, o fim de um e o início de outro, re-início.
São muitas as atrações em mais uma excelente edição da Quadrante X, dentre as quais destaco a HQ ‘Genesis’, com o instigante personagem Abysmo, por Milton Soares (criação e arte; roteiro de Marcel Ibaldo); os personagens cativos da revista como Super-Anões (de Marcel Ibaldo e Rafael Grasel), Chicken Man (da Quadrinhos S.A.) e Putzman (Marcel Ibaldo e Guiga Hollweg) enfrentam um de seus piores inimigos, numa super-HQ em três partes. Dentre os articulistas, destaque para o amigo Antonio Mello relembrando os tempos passados das HQs de terror brasileiras.
Enfim, é uma baita revista e está repleta de entretenimento e reflexão. Contatem os caras no email quadrinhos.sa@ibest.com.br  e visitem o blog http://www.quadrinhossa.blogspot.com/  

2 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
ecos
de
la
tarde
callada
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
JUPITER2HQ

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

José
Ramón...

José Salles disse...

amigos e amigas, vale a pena conhecer os blogs do sr. José Ramon, especialmente o Horas Rotas, coisa impressionante, mesmo!Clicando no avatar, ou no nome José Ramon Santana Vazquez,vocês terão acesso aos links.
De minha parte, e certamente dos colaboradores da Júpiter II, ficamos muito alegres e honrados com a poética homanegam a nós prestada.