segunda-feira, 29 de abril de 2013

MUITAS ATRAÇÕES NOSTÁLGICAS NO 16o. NÚMERO DE RAIO NEGRO SUPER-HERÓI!


E lá vamos nós com mais uma incrível edição de Raio Negro Super-Herói, apresentando mais três aventuras nostálgicas em Quadrinhos, oriundas da incansável criatividade de Gedeone Malagola. Temos nas páginas que seguem uma aventura do Raio Negro, uma do Homem Lua e outra da Patrulha do Espaço. A HQ do Raio Negro presente nesta edição, publicada originalmente pela Gráfica & Editora Penteado (GEP) numa edição especial com personagens da Marvel Comics, foi gentilmente enviada pelo colega Márcio Baraldi (ele mesmo, o irreverente cartunista e quadrinhista criador do Roko Loko, Rap Dez e outros conhecidos personagens). Deixemos que o próprio Baraldi explique: "esse foi o último gibi da GEP com os X-Men, é um almanaque só com HQs inéditas (três dos X-Men de Jack Kirby, uma do Capitão Mar-Vell e essa do Raio Negro). Não tem data mas deve ser de 1972, ano em que a GEP parou de editar Quadrinhos devido a implicância da censura. Portanto esta deve ser a última ou uma das últimas HQs do Raio Negro. Das duas uma: ou estava engavetada e o Miguel Penteado a encaixou nesse almanaque para completar o número de páginas, ou o Gedeone a fez sob encomenda para completar a edição".
A aventura do Homem Lua, por sua vez, foi extraída do Almanaque Do Raio Negro (a capa deste referido almanaque – arte de Sérgio Lima – nós mostramos na edição n.9 do Raio Negro pela Júpiter II, abril de 2009), uma reunião de exemplares reunidos numa única edição – os famosos ‘encalhes’, almanaques assim eram prática comum no mercado editorial brasileiro nas décadas passadas. Não consegui encontrar a data exata nem do almanaque, nem mesmo da edição original do Raio Negro onde foi publicada a HQ do Homem Lua presente neste número, mas é certo que saíram no quarto final da década de 60 do século passado. A propósito, falando em almanaques, uma errata se faz necessária: conforme me avisa o mesmo Márcio Baraldi, o Superalmanaque do Raio Negro para 1968 não foi um almanaque de encalhes, mas sim de aventuras inéditas, que ainda não haviam sido publicadas na coleção regular do Raio Negro pela GEP. Portanto, está incorreto o que escrevi no editorial de Raio Negro n.14, da Júpiter II (abril de 2012), onde reapresentamos uma HQ do referido Superalmanaque e mostramos a capa (arte de Gedeone Malagola). Outras aventuras daquela super-edição serão republicadas por nós, se Deus quiser.
E por fim temos a Patrulha do Espaço, reunião de heróis espaciais criados por Gedeone Malagola para a Editora Júpiter de Auro Teixeira, ainda nos primeiros anos da década de 50 do século XX. A história aqui republicada saiu originalmente na revista da Editora Júpiter Capitão Wings n.3, de fevereiro de 1953. Mais uma vez rogamos pela compreensão dos leitores dos dias de hoje, para que não sejam tão rigorosos com o autor, que na ocasião iniciava nos gibis e agia de acordo com as características do mercado editorial brasileiro daquela época, quando a ordem era copiar o máximo possível o estilo dos comics norte-americanos, que eram os mais vendidos nas bancas. Por isso a influência mais do que óbvia de Milton Caniff, especialmente de uma aventura publicada num gibi de Terry & Os Piratas. Curioso é que, para desenhar o vilão da história (Slits no original, rebatizado como Nilats por Gedeone), o autor mudou um pouco o modelo dos óculos – mas voltou a usar os óculos quase idênticos aos do Slits para um outro personagem seu, lançado mais de uma década depois: ele mesmo, o nosso Raio Negro – o próprio Gedeone Malagola nos explicou como isso ocorreu, na crônica publicada no sexto número de Raio Negro pela Júpiter II, de maio de 2008, capa do mesmo Adauto Silva que ilustra esta décima sexta edição. 
E com este 16º. número do Raio Negro pela Júpiter II, superamos os números publicados pela gloriosa GEP, de Miguel Penteado. Ele e o amigo Gedeone Malagola devem também estar felizes com isso, lá no mundo espiritual. (JS)

4 comentários:

Marcilio disse...

Eu já tenho os dez primeiros e agora vou fazer um novo pedido para completar a minha coleção na Bodega do Leo. Continue firme e forte amigo. Abraços.

Leandro Gonçalez disse...

QUE LEGAL SALLES , CAPA LINDA !!

Carlos Henry disse...

Bela capa e com 3 aventuras!Nossa,tenhoq ue fazr meu pedido. Bravo,bravíssimo,José Salles,por nos dar esta alegria e manter a história da HQB viva!

Alvarez disse...

Esta inda está faltando na minha coleção, mas vou comprá-la urgente.

Esta capa está maravilhosa. Parabéns ao José Salles por continuar apoiando os quadrinhos nacionais.
Abraço
Alvarez