domingo, 27 de janeiro de 2013

CAMPANA VOLTA APRESENTANDO PERSONAGENS SUPER-HERÓICOS DE SANDRO MARCELO


O pernambucano Sandro Marcelo é um perfeito exemplo da persistência que marca o artista brasileiros de Quadrinhos independentes, produzindo muito e lançando, há mais uma década, a simpaticíssima revista Campana, que chega agora ao quinto número (formato 21 cm x 15 cm e polpudas 52 páginas p&b). Além dos personagens criados por Sandro Marcelo – O Conversor, carro-chefe da publicação, e Blagster – esta edição de Campana também apresenta uma aventura do grupo Os Invictos, escrita por Rafael Tavares e ilustrada pelo excelente Adriano Sapão: ‘O Amanhã Não Deve Ser Adiado’. Pelo que pude perceber, tanto na apresentação quanto na sessão de cartas, é intenção de Marcelo abrir espaço para personagens de outros autores. Gosto muito do visual do Conversor e do cenário de aventuras do Blagster, que mescla ficção-científica com faroeste – este gênero, a propósito, é muito apreciado pelo autor, como podem constatar os que leram suas várias HQs do estilo publicadas na Billy The Kid & Outra Histórias, de Arthur Filho. E me agrada principalmente o teor das histórias de Sandro Marcelo, cujas principais influências são os bons tempos da Marvel no passado, e da Bonelli Editore. A propósito, o sr. José Carlos Braga resume muitíssimo bem o significado do trabalho de Marcelo:
Sou fã da arte pura, bem anos 70, simples, mas direta, feita para entreter, levar o leitor a viajar e a tornar-se também, um super-herói, sem se preocupar com essa neurose atual de fazer quadrinhos cinematográficos, com suas cores realistas, perfeições estéticas, e heróis sem moral, que praticam violência sem limite, afinal, estou comprando uma revista de Quadrinhos, e não um tratado de anatomia ou boletim de polícia. Isso não é alienação... é IMAGINAÇÃO!
Outra boa notícia é que a Campana agora faz parte das publicações da PADA, a cooperativa capitaneada por José Valcir, há mais de duas décadas lançando publicações em Quadrinhos com destaque para a Prismarte, que já superou a marca de 50 números. Vamos torcer para que, com a ajuda da PADA, a regularidade da Campana se torne mais estável. Sandro.marcelo.farias@gmail.comprismarte@prismarte.com (JS)

Nenhum comentário: