domingo, 7 de outubro de 2012

PROJETO CHROMA LANÇA CRÔNICAS DE PIÁPOLIS


Projeto Chroma (www.projetochroma.net.br) lança sua segunda edição impressa, editada por Thiago Silva (autor do Bandeirinha, resenhado três posts abaixos): trata-se de Crônicas De Piápolis (21 cm x 15 cm, capa colorida com 34 páginas p&b), escrito e ilustrado por Alexandre Garcia da Silva. São três histórias apresentando personagens habitantes da cidade de Piápolis, que parece representar especialmente a capital paulista, mas que pode ser também alguma outra metrópole. Nas palavras do autor:
Uma metrópole caótica, feia, suja, violenta e vibrante. Graças a um desenvolvimento urbano confuso, Piápolis tem dois ‘centros’: no ‘centro novo’ está concentrada a vida financeira da cidade e do país, e onde estão os bairros mais abastados. O chamado ‘centro velho’ tem um passado cultural muito rico. É onde aconteceram muitos dos principais movimentos literários e artísticos do país. Mas está atualmente abandonado, entregue a indigentes e bandidos. Muitos de seus prédios históricos, cafés, teatros e cinemas, que constituem um patrimônio cultural inestimável, estão fechando aos poucos.
E é neste cenário que vivem e convivem os personagens de Garcia, como o pintor Sotero e sua vizinha e namorada (ou quase namorada) Heloísa. A narrativa é feita com muita sensibilidade, contrastando com os desenhos de traços nervosos, criando cenários sombrios e melancólicos. Gostei muito das referências aos filmes antigos de suspense policial, em destaque o clássico Pacto De Sangue, de Billy Wilder – os fiéis e atentos leitores do Tormenta da Júpiter II, devem se lembrar que no número 4 eu também fiz referência a esse filme inesquecível. E só não gostei muito da cansativa ‘satanização’ dos governos militares, coisa que depois de oito anos de psdb e mais dez de pt, já não dá mais pra aguentar. Mas sem jamais desmerecer o bom trabalho de Garcia, que merece ser conhecido e apreciado. Mais informações em www.projetochroma.net/piapolis  (JS)

ICFIRE COMPLETA 22 ANOS!!!

Icfire, personagem de História-em-Quadrinho criado pelo potiguar Chagas Lima, completa 22 anos de vida! É isso mesmo, 22 anos circulando alegremente no meio fanzineiro e alternativo, marca impressionante para um autor brasileiro. E é o próprio Icfire quem vai receber o melhor presente de aniversário, na 94º. edição que acaba de ser lançada: sua companheira Patrícia vai lhe informar que está grávida! Vem aí um Icfirezinho! E o herói fica radiante de alegria, literalmente voando entre as nuvens, mas não lhe escapam também algumas reflexões de preocupação – afinal de contas, cada vez que nasce um filho, nasce também um pai, e esta é uma situação que o jovem Carl (identidade secreta do Icfire) ainda não enfrentou. Como costuma fazer o autor Chagas Lima, vez por outra o herói do fogo e do gelo tem algum momento de pausa na luta contra monstros e supervilões, para viver histórias ricamente humanizadas, como é o caso desta aqui, onde se apresentam também os mui simpáticos sogro & nora de Carl. Quem ainda não conhece esse fenômeno da produção independente brasuca, corra para o blog www.icfire.blogspot.com ou escreva para o email icfire.clima@gmail.com (JS)