quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

SENSACIONAL O SEGUNDO NÚMERO DE PERYC, O MERCENÁRIO!

Saiu com o novo selo Quadrante Comics (oriundo dos integrantes do Quadrante Sul, o grupo de fanzineiros gaúchos ativo há três décadas) o segundo número de Peryc, O Mercenário, criação do ‘sul-quadrantista’ o professor Denílson Reis. Se eu já havia ficado empolgado com o primeiro número (relembrem aqui: http://www.jupiter2hq.blogspot.com.br/2012/07/peryc-o-mercenario-de-denilson-reis.html), acreditem, este segundo número está ainda melhor! Valeu a espera (e quem conhece as dificuldades da produção independente, vai compreender o lapso de mais de dois anos entre uma edição e outra). No formato 21 cm x 15 cm, capa em papel couchê colorido (arte magistral do grande artista Hélcio Rogério – e o que não falta são grandes artistas colaborando com a revista!), 28 páginas em preto & branco de miolo, Peryc reaparece em três novas aventuras, todas escritas por Denílson Reis e ilustradas com muito talento por Jonathan Pires (um traço lindíssimo, naquele estilo que acostumamos a chamar de ‘desenho limpo’), Iwfran Costa, Moisés Dias & Marcelo Tomazi – há também uma quarta aventura, de página única, estampada na terceira capa, com arte deslumbrante de Matias Streb. Além dessas valorosas HQs mostrando o bárbaro brasileiro pós-holocausto a caminho da misteriosa fortaleza de Pedras Negras, a revista apresenta ilustrações de grandes artistas dos Quadrinhos brasileiros, do porte de Julio Shimamoto, Elmano Silva (como sempre arrebentando, com duas ilustrações) Laudo Ferreira e Alex Doeppre. O roteirista e editor Denílson, como sempre abrindo espaço para novos talentos, apresenta também uma página com ilustrações do mineiro João Paulo Vieira. E tal como no primeiro número, temos artigos sobre HQs: ‘Mundo Bárbaro’, assinado por Alex Doeppre sobre o personagem X-O Manowar de Jim Shooter e Bob Layton; e o próprio Denílson assina a sessão ‘Mundo Hiboriano’ sobre as edições brasileiras de Conan, O Bárbaro – se eu fosse editor do Conan iria correndo contratar o Denílson para trabalhar comigo. Parabéns ao Denílson e a todos os seus parceiros por esta edição preciosa, que enche de honra e de alegria todos os admiradores e apoiadores dos Quadrinhos Brasileiros. Entrem em contato com o Denílson através do e-mail tchedenilson@gmail.com e/ou confiram o blog www.perychq.blogspot.com (JS)

FRAGMENTOS DE UMA VIDA - TIRAS EM QUADRINHOS DE JEFERSON ADRIANO

Fanzineiro velho-de-guerra, o mineiro Jeferson Adriano reuniu num livrinho – ‘livrinho’ devido ao tamanho, 15,5 cm por 13,5 cm – de capa colorida cartonada e 56 páginas preto & branco e tons de cinza, uma compilação de várias de suas tiras lançadas no blog www.mundoalvino.blogspot.com.br batizada como Fragmentos De Uma Vida. Quem foi fanzineiro de papel jamais se esquece, hein, Jef? Eis aqui uma chance valiosa para os leitores que já conhecem o trabalho do autor relembrarem seu estilo muito peculiar, e também chance de ouro para quem ainda não o conhece, tomar contato com este autor romântico, existencialista, sensível... deixemos que o próprio Jeferson defina:

Uma reunião de existencialismos, reflexões, causos sem nexo, na maioria dos casos, mas que alterna entre uma paixão pela vida ao mesmo tempo em que se decepciona por ela. E o que isso significa? Bem, seriam legais se este não fosse o meu último dia de vida...


E que bom que não é seu último dia entre nós, Jef! Por isso é que as suas tiras são tão legais! Pois elas, ainda que algumas sejam mais tristonhas, deixam em nós aquela pontinha de esperança, de que a vida segue e você ainda tem muito a nos oferecer. Olha só, quase ia me esquecendo de comentar o prazer que foi rever o Alvino, seu personagem mais marcante, circulando nos fanzines desde a década de 90 do século passado. O blog já foi citado acima, escrevam para o Jeferson em mundoalvino@ig.com.br (JS)