sábado, 9 de março de 2013

FLECHA LIGEIRA RETORNA EM AVENTURA INÉDITA!


Os fiéis leitores da coleção O Bom & Velho Faroeste da Júpiter II devem se lembrar com regozijo de nossa edição n.3 (de junho de 2011), quando apresentamos uma HQ inédita do Flecha Ligeira ilustrada por José Menezes, ainda nos tempos da Rio Gráfica & Editora (RGE) de Roberto Marinho (quem quiser pode relembrar aqui: http://www.jupiter2hq.blogspot.com.br/2011/06/heroi-do-velho-oeste-e-atracao-do.html). Produzida originalmente em 1968, aquela HQ acabou não sendo publicada pela RGE pois a revista do Flecha Ligeira foi cancelada antes, após 120 números que publicaram o material original americano (por Fred Meagher) e, findo este material, histórias escritas e ilustradas por autores brasileiros – além de Menezes, Valmir Amaral, Juarez Odilon, José Evaldo, entre outros. Agora, para júbilo ainda maior de nossos leitores, temos a honra de apresentar nesta presente edição de O Bom & Velho Faroeste uma HQ ineditíssima do Flecha Ligeira, ilustrada pelo mesmo José Menezes que tanto desenhou esse personagem nas décadas passadas, especialmente para esta edição. Próximo de completar 80 anos de idade, Menezes demonstra a mesma dedicação e profissionalismo que nortearam sua profícua carreira de artista dos Quadrinhos, como os leitores poderão comprovar apreciando as páginas deste gibi. Diversão garantida, afinal, Histórias-em-Quadrinhos foram feitas para isso mesmo! (JS)


SIMPLESMENTE INCRÍVEL O TERCEIRO NÚMERO DE VELTA & RAIO NEGRO!


Para alegria de nossos leitores fãs dos super-heróis brasileiros dos Quadrinhos, a cooperativa Júpiter II acaba de lançar o terceiro número de Velta & Raio Negro (22,5 cm x 15 cm, 28 páginas p&b e tons de cinza, capa colorida couchê plastificada – a superdupla merece uma edição mais caprichada do que lançamos habitualmente, né?). São duas HQs escritas e ilustradas pelo paraibano Emir Ribeiro, ele que é o criador da Velta (que infelizmente pouco aparece nesta edição). A primeira delas é ‘O Rapto De Marajoara’, onde dois supervilões, Garra Cinzenta (criação de Helena Ferraz e Renato Silva) e o Capitão Op-Art (criação de Gedeone Malagola) unem seus maléficos gênios para se vingar do Raio Negro, numa trama cheia de surpresas. A segunda história conta ‘A Volta Do Homem Lua’, revelando como se deu o retorno do velho herói dos Quadrinhos brasileiros, com vitalidade renovada. Por várias vezes já me sugeriram que o Raio Negro fosse atualizado – ora, é exatamente isso que Emir Ribeiro vem fazendo, nesta coleção Velta & Raio Negro! E uma renovação feita com muita criatividade, e mais do que isso, com total respeito pelos personagens. Sem falar no tremendo bom humor, com umas sacadas realmente hilariantes, fazendo analogia com a triste mediocridade em que está mergulhado nosso país. Felizmente Emir nunca se deixou levar pelas lamentáveis tendências da Marvel/DC, que deturpam e degeneram os personagens do passado. Por isso jamais esperem do Emir ou da Júpiter II algum ‘Raio Negro das Trevas’ ou coisa parecida, como já cansaram de me sugerir! Quem quiser que o faça; nós não o faremos e por isso apresentamos nossos gibis tranquilamente aos familiares de Gedeone Malagola, que nos dão pleno consentimento para continuarmos editando Raio Negro e outros personagens do saudoso mestre da HQ brasileira. Ah, de quebra esta terceira edição apresenta uma ilustração de Wellington ‘Vulto’ Santos, que vocês podem conferir logo abaixo. smeditora@yahoo.com.br (JS)

MAIS ICFIRE COLORIDO! NO AGUARDO DA CENTÉSIMA EDIÇÃO!



Há certas Histórias-em-Quadrinhos que ficam melhores quando produzidas em preto & branco; outras que ficam mais atraentes quando coloridas. Em minha modesta opinião, os personagens do potiguar Chagas Lima, que recentemente vêm aparecendo nalgumas histórias coloridas, parecem ter ganhado ainda mais vivacidade, uma certa aura ainda mais pujante do que já possuíam na longa trajetória de suas HQs em preto & branco. Já havia comentado algo a respeito algumas postagens abaixo (ou mais exatamente aqui: http://www.jupiter2hq.blogspot.com.br/2013/01/icfire-em-cores.html), e renovo minhas impressões diante de mais um fanzine do Icfire lançado pelo intrépido Chagas Lima, o de n.o 98 (o moço não é fraco, não!). Pra quem não sabe, Lima tem vários personagens e alguns deles atuam juntos, como um super-grupo. É o caso desta 98º. edição (formato ½ A4 com 14 páginas COLORIDAS) que apresenta Os Destruidores, reunindo os supe-heróis Icfire, Oriok, Arkinus e a super-heroína Vermelha, todos enfrentando uma ameaça monstruosa, que põe em perigo a cidade de Natal. E o que não muda nas HQs de Lima, sejam p&b ou coloridas, é o peculiar bom humor da narrativa. icfire.clima@gmail.comwww.icfirehq.blogspot.com (JS)