quarta-feira, 25 de julho de 2012

QUINTO NÚMERO DE HISTÓRIAS SAGRADAS APRESENTA HOMENAGEM A SANTO AFONSO DE LIGÓRIO


Os fiéis leitores de nossas Histórias Sagradas bem se lembram que logo no primeiro número expressamos nossa intenção de apresentar versões feitas em História-em-Quadrinho de conhecidas passagens narradas pelos evangelistas do Novo Testamento. Pois bem, peço licença a vocês para quebrar temporariamente esta promessa, e apresentar uma edição um pouco diferente. Neste quinto número estaremos apresentando Histórias-em-Quadrinhos baseadas em exemplos dados por Santo Afonso Maria de Ligório no livro Glórias de Maria. O autor, italiano nascido no ano de 1696, com cerca de trinta anos de idade já era conceituado advogado que decidiu abandonar seu ofício, sua carreira, sua residência e todo seu mundo material dando preferência para um radical sacerdócio de vida cristã. E não conseguiu pouco: tornou-se o fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, mestre e doutor da Igreja, tendo escrito e publicado durante sua longa existência (faleceu em 1787) mais de cem livros. Quem melhor define em poucas palavras toda a importância do egrégio missionário redentorista é o excelentíssimo tradutor da edição brasileira de Glórias de Maria, o também redentorista Padre Geraldo Pires de Souza:

Afonso foi um grande Santo, foi um zeloso missionário, foi um abençoado fundador, foi um fecundíssimo escritor. Deixou exemplo de virtude, deixou normas para a Congregação religiosa que fundara, deixou uma centena de livros, e ainda hoje abrasados os corações de quanto lhes percorrem os escritos.


E sem dúvida que o livro Glórias de Maria é um exemplo perfeito de reflexão e devoção dos atuais corações abrasados que tiveram o privilégio de lê-lo. Publicado pela primeira vez, após intensa controvérsia entre os religiosos, no ano de 1750, desde então e até hoje o livro foi lançado em todos os países democráticos e civilizados do mundo, através de centenas de edições. No Brasil pode ser encontrado em sua 20ª. edição pela Editora Santuário. Um livro indispensável para todos os cristãos - especialmente para aqueles que almejam ser na vida muito mais do que um “cristão de IBGE”. Glórias de Maria foi escrito após mais de dez anos de estudo, o que rendeu a Santo Afonso uma erudição impressionante, mais impressionante ainda quando constatamos quão popular e acessível é a linguagem que expressa em suas páginas. Como se todos os autores citados se unissem em única prece num inigualável hino de louvor à Venerável Mãe de Jesus, Glórias de Maria é um monumento literário que abençoa a humanidade - especialmente aqueles humanos que o leram - há mais de 250 anos! Nossa intenção com este gibizinho de Histórias Sagradas é evidentemente muito, mas muito, muitíssimo mais modesta do que esta obra monumental que é Glórias de Maria. Limitamo-nos, eu e o ilustrador José Menezes, a escolher e adaptar curiosos e instigantes exemplos de devoção que Santo Afonso divide com os leitores. Se estas poucas páginas de Histórias Sagradas n.5 puderem de alguma forma incentivar alguém a ler Glórias de Maria, já terá valido a pena. Ah, sim, e como eu disse, a quebra de promessa é só temporária, no próximo número retomamos as adaptações das narrativas evangélicas do Novo Testamento. (JS) contatos para o email smeditora@yahoo.com.br

Nenhum comentário: