terça-feira, 19 de junho de 2012

XIRÚ LAUTÉRIO ENFRENTA A MORTE!


Recebo do amigo Antonio Pereira Mello o novo álbum em Quadrinhos do personagem Xirú Lautério, criado pelo sul-riograndense Jorge Ubiratã da Silva Lopes, o Byrata – e o meu exemplar veio com dedicatória do autor! No caprichado formatão (30 cm x 21 cm), capa cartonada colorida com 24 páginas preto & branco, Xirú Lautério Contra A Morte reúne tiras diárias publicadas no jornal A Razão, da cidade gaúcha de Santa Maria, no ano de 1986. Vemos o Xirú Lautério numa enroscada dos diabos – sem trocadilho: caído num forge brabo (um buraco profundo), vai parar nos quintos dos infernos onde enfrenta a própria morte, de foice e tudo! Mas deixemos que o próprio autor explique as metáforas e os significados subliminares que constam desta história:


Esta não é apenas mais uma nova aventura do Xirú Lautério, esse personagem que povoa minha mente desde os 15 anos de idade. É literalmente sua luta contra a morte, pois, desde que nasceu, sempre lutou para não desaparecer. Foi criado no interior de Tupanciretã, em plena região missioneira, estimulado pelas histórias e causos ouvidos nas rodas de fogo de seu velho e esfumaçado galpão. (...) Xirú Lautério é o retrato deste indivíduo que se encontra hoje em extinção por causa da evolução dos sistemas de vida do homem no planeta.


Ah, sem falar que o tipo é engraçado de fazer rachar o bico! Quem já conhece não vai deixar de procurar, quem ainda não conhece entre em contato com o autor pelo email byrata@hotmail.com

Nenhum comentário: